Memórias: HD, RAM, ROM e Cache

Algo bastante confuso para leigos em um computador são as memórias. Existem quatro tipos básicos de memória, o HD, a RAM, a ROM e a Cache. Nesta postagem pretendo repassar de modo objetivo a diferença entre elas e suas principais funcionalidades e características.
HD (Hard Disk): conhecido como memória rígida, o HD é onde ficam armazenados todos os arquivos e programas que rodam em seu computador. Vamos a um exemplo: você está digitando um texto no Word, depois que você conclui o texto e clica em ‘salvar’, você está solicitando que o sistema operacional grave no HD este arquivo. Depois quando você quiser acessar novamente o arquivo, o sistema operacional vai em busca do que você guardou. Quando você desliga o computador, os arquivos continuam armazenados. O HD geralmente tem alta capacidade de armazenamento.

Memória RAM (Random Acess Memory): a memória de aceso aleatório, é diferente do HD, a memória RAM perde os dados que estão sendo processados quando o computador é desligado. Vamos ao exemplo: você está digitando o seu trabalho no Word, pois bem, enquanto você digita o trabalho, o arquivo está na memória RAM, se o computador desligar e você não tiver salvo o arquivo, você irá perdê-lo, pois quando desligou o computador, a memória zerou. A memória RAM possui uma capacidade de armazenamento menor do que os HD’s, porém a velocidade é maior.

Memória ROM (Read Only Memory): é a memória que apenas faz leituras. As memórias ROM tem diversos tipos, mas isso não é assunto para agora. Quando um dado é gravado na memória ROM, o dado não pode ser alterado. Geralmente são impressos em placa mesmo, o que impossibilita a reprogramação dos dados. Vamos ao exemplo: quando você inicia o seu computador, aparece uma tela preta. Independente de quantas vezes você manda formatar o seu computador, aquela tela sempre permanecerá a mesma, porque ela não pode ser modificada. Se alguém conseguir ‘modificar’ essa memória, o seu computador não funciona.

Memória Cache: a memória cache é a memória que está imbutida dentro do processador. Essa memória guarda as instruções mais utilizadas pelo computador para que ele faça o processamento mais rápido. Vamos a um exemplo: você está efetuando uma conta complexa de matemática. Na parte dessa operação que tem multiplicações simples, por exemplo 4×5, 3×2 e 5×10, você sabe o resultado, por que é um cálculo que você faz com uma certa frequencia. Ele sozinho não dá o resultado da conta, mas como você já sabia de imediato a resposta, fez com que a conta se tornasse mais rápida.

Estes são os principais tipos de memórias. Caso você tenha alguma sugestão de postagem ou resta alguma dúvida sobre esta, deixe um comentário!

Cursos Online na Área de Informática
Cursos Online 24 Horas

About these ads

4 respostas a Memórias: HD, RAM, ROM e Cache

  1. [...] ver como o sistema operacional funciona: quando você liga seu computador, a memória ROM (vide Memórias: HD, RAM, ROM e Cache) procura no HD se possui um sistema operacional, quando ele acha, a memória RAM o carrega e [...]

  2. Léo R.da Silva diz:

    Obrigado meeeesmo! Você foi objetivo e descomplicado.Como estava sendo difícil a mim, leigo em informática,encontrar a resposta que eu tanto desejava.
    Parabéns e obrigado,
    Léo

  3. Laila diz:

    Linguagem simples e objetiva com exemplificações, perfeito! Agora sim consegui entender a diferença entra a memória ROM e HD.
    Parabéns e obg! :D

  4. isabela diz:

    gostei, achei de fácil entendimento….

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: