Tecnólogo: ser ou não ser?

O mercado de trabalho para profissionais da área de tecnologia da informação está aquecido e continuará por um bom tempo, chegando ao ponto de faltar cerca de 200 mil profissionais qualificados para exercer atividades na área até 2013 (segundo o Jornal Hoje, da Rede Globo). Mas para concorrer pelas melhores vagas é necessário um requisito: curso superior.

Algo que chama a atenção dos universitários são os cursos superiores tecnólogos. Em geral tem a mensalidade mais em conta e tem a duração de cerca de 2,5 anos; ideal para profissionais que desejam entrar o quanto antes na profissão. Com um diploma de tecnólogo ainda é possível continuar os estudos e conseguir realizar uma pós-graduação.

Este tipo de curso surgiu nos Estados Unidos antes da revolução tecnológica no país, foi criado para ter mais foco na área do que as graduações tradicionais e para deixar o profissional preparado em um tempo menor.

Mas para profissionais que desejam seguir carreira pública, os cursos superiores tecnológicos não são recomendados, pois a maioria dos concursos e os concursos mais importantes do país não aceitam profissionais com essas titulações para cargos de nível superior.

Para efeitos comparativos, vamos utilizar dois cursos superiores semelhantes: Sistemas de Informação (bacharel) e Analise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnológico).

Sistemas de Informação

Titulação: bacharel

Duração: 4 anos

O que aborda o curso: programação de sistemas, banco de dados, engenharia de software, programação web e administração.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Titulação: tecnólogo

Duração: aprox. 2,5 anos

O que aborda o curso: programação de sistemas, banco de dados e engenharia de software.

Como podemos observar, o curso de Sistemas de Informação possui uma abrangência maior com  administração, tópicos em programação web e duração de 4 anos. Já o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é mais compacto pois aborda apenas questões referentes à programação de sistemas em si.

Então antes de iniciar um curso superior pensando no tempo, é bom verificar quais são as pretensões profissionais, como se deseja ou não seguir uma carreira na vida pública.

Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s